Powered By Blogger

domingo, 16 de outubro de 2011

Projeto Fashion - Band

O programa Projeto Fashion, veiculado às 22h20, aos sábados, e reapresentado às 20h25 na Band, vem mostrando ao que veio. A versão brasileira do Project Runway, original dos Estados Unidos, e já com versões em 14 países, não deixa a desejar em qualidade. Com a adaptação cultural e o trabalho de profissionais renomados, o programa revela 12 jovens estilistas talentosos, com o intuito de coroar um grande nome da moda. Como mentor, ninguém menos do que Alexandre Herchtcovitch. Adriane Galisteu é a apresentadora. Sua carreira como modelo e apresentadora sempre teve muito sucesso, e eu arrisco dizer que ela é uma das melhores apresentadoras brasileiras. Ela conduz o programa de maneira muito natural, e claro, nunca deixa de estar de acordo com a proposta do programa: Fashion e Estilosa.

Os jurados: Reinaldo Lourenço, um dos melhores e mais destacados estilistas brasileiros da atualidade e Susana Barbosa, editora Sênior da revista Elle. Sempre há um terceiro jurado convidado, que pode ser uma top model, uma jornalista ou outra personalidade apta a julgar os candidatos. Susana tem sido "a temida" pelos participantes pelas críticas vorazes que muitas vezes declara. O termo "susanada" tem sido usado pelos candidatos para referirem-se aos seus comentários... "Estão prontos para as susanadas?" rs - comenta uma participante.

As tarefas, nada fáceis de realizar principalmente pelo tempo que os participantes tem para a sua conclusão, são explicadas pela Adriane e pelo Alexandre. E ele, além de explicar, dá dicas valiosas para que as tarefas sejam cumpridas com qualidade e coerência.

Um fato que não percebemos tanto nos programas internacionais, percebemos aqui, muito provavelmente por nossos traços culturais. Os candidatos, embora disputem entre si, acabam por ajudar uns aos outros. É claro que esta não é a proposta do programa, pois ele é uma competição, mas eu acredito que isto tornou o programa muito mais interessante pela própria identificação com o povo brasileiro, que é, por natureza, mais solidário. Este fato é desinsentivado pelos que estão à frente do programa, o que também é muito justificável.

De qualquer forma os prêmios que estão em jogo são muitos, e muito importante para a carreira desses profissionais: um fiat novo uno 0 KM, Um mês de estudo em Milão no Instituto Europeu de Design, R$ 100 000,00 para o desenvolvimento de uma coleção para as lojas Marisa, produção do vencedor na capa da Elle, e máquinas de costura de última geração. Realmente a premiação é de encher os olhos de qualquer profissional.

Percebo que ali já estão sendo revelados grandes nomes da moda, pois as tarefas duram 24h ou 48h. Neste tempo os participantes devem receber a proposta e realizá-las inteiramente, contando com a ajuda apenas de maquiadores e cabelereiros para a produção do desfile, e como já disse, com as dicas de Alexandre. Ufa! Não é fácil. O tempo é curto, mas todos conseguem realizar.

Muitas vezes, por este motivo, a perfeição do acabamento fica aquém. No último programa a calça pantalona de Luiz Pita foi deveras criticada pelo mal acabamento, e embora eu tenha que concordar com os jurados, achei que o seu look teve grande valor. Foi o único que ousou em construir uma calça... e infelizmente com a falta de tempo, esta teria grande dificuldade em ser construída perfeitamente. A calça ficou torta e remendada. Outra crítica ao candidato foi a falta de conseguir traduzir a proposta dos anos 70 para os dias atuais. O look ficou literal demais.

Ver em: http://www.band.com.br/projetofashion/fotos/looks/?f=1000005228#foto10

O look vencedor do último programa foi o de Acácio Mendes, que retratou muito bem a questão do simple chic.

Ver em: http://www.band.com.br/projetofashion/fotos/looks/?f=1000005228#foto1

E, para a surpresa de todos, houve um empate entre os piores looks e ninguém foi eliminado. Os looks foram de Luiz Pita, já citado acima, e Tarcísio Almeida:

Ver look em: http://www.band.com.br/projetofashion/fotos/looks/?f=1000005228#foto20

A questão do empate não deve ser considerada positiva, como a própria Adriane mencionou, pois nos próximos programas poderá haver mais de uma eliminação.

Vou acompanhar esse programa e postar aqui sempre algo sobre ele, porque acredito em sua proposta. Aos poucos vamos conhecendo todos os candidatos, inclusive os que saíram, pois quero que justiça seja feita a todos esses talentosos estilistas.

O vencedor do programa será apenas um, mas todos, a meu ver, já são vencedores. Todas as peças confeccionadas podem ser adquiridas em leilão e o valor será revertido para o Instituto de Transtornos Alimentares do Hospital das Clínicas.

Ver em: http://www.band.com.br/projetofashion/leilao/

http://www.band.com.br/projetofashion

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita! O que achou desta matéria? Comente, critique, elogie...